sexta-feira, 30 de maio de 2008

Meu Moranguinho


Ostomia o que é?



A ostomia(colostomia, ileostomia e urostomia aqui citadas) é uma abertura realizada cirurgicamente para exteriorizar uma parte do intestino na parede do abdomem, por onde pasa a ser eliminada as fezes ou urina.


Eu sou ileostomizada a 13 anos por causa de complicações da Doença de Crohn, para mim foi difícil esta nova realidade, no inicio eu sentia nojo de estar com um saco de fezes grudado na barriga, sentia vergonha, não sabia cuidar de mim.



Durante algum tempo fiquei me sentindo sozinha.



O tempo passou e acabei conhecendo uma funcionaria do Polo onde fazia a distribuição de bolsa coletora, e onde passei a receber material e orientação de uma profissional estomaterapeuta Minha anja da guarda Ana Junko.


Com o tempo fui apresentada a Associação dos Ostomizados(nunca pensei que pudesse existir).


Aprendi muito e resolvi passar tudo que havia aprendido para frente, e comecei a participar da Associação.


Pude colaborar em muitas ações, hoje continuo enfrentando as crises da doença de crohn, mais eu não mudaria minha vida, pois hoje sou uma nova pessoa.
Quer saber mais entre no site www.ostomizados.com



2 comentários:

Luiziana disse...

Oi Ana.
Muito esclarecedora sua postagem!
Suas fotos sempre tão alegres mostram que vc tira de letra!
Abraço.

Tbm tenho ilhostomia disse...

oi querida tenho também tem cerca de 5 meses, mais graça a Deus nunca me senti destacado da sociedade, eu agradeço a Deus, por me fazer essa pessoa alegre e feliz, não vai ser isso que me fará desistir da vida !
caso queria falar sobre o assunto, me add no msn pedrohdsr30@hotmail.com ou 6615-1158. abraço !